Lifestyle

Natal mais económico: Dicas para poupar nas prendas

14 Novembro, 2022

Natal

No planear é que está o ganho. Para gerir da melhor forma o seu orçamento nesta época, tome nota de algumas estratégias.

O Natal é muito mais do que presentes. No entanto, são muitos os portugueses que continuam a querer mimar os familiares com uma oferta na noite de 24 de dezembro.

Para evitar contratempos no seu orçamento familiar, o primeiro passo é fazer um bom planeamento de poupança e gerir o dinheiro com conta, peso e medida, esquecendo de todo, as compras por impulso.

Estabeleça um orçamento

Faça uma lista com o nome dos adultos e das crianças a quem pretende comprar um presente e determine um valor para cada um. Paralelamente, determine o montante que pretende gastar com a alimentação.

Depois de elaborado o plano, não fuja do seu orçamento. Só assim vai conseguir equilibrar as poupanças. O melhor é ir anotando todas as compras.

Faça você mesma

Se tem jeito para a bricolage, surpreenda os familiares e amigos com um presente original feito por si e, de preferência, com materiais recicláveis. Se não for dada aos trabalhos manuais, pode sempre pensar numa fotografia especial e emoldurar ou oferecer bolachinhas e compotas.

Proponha o amigo secreto

São cada vez mais as famílias a adotar este método nos presentes de Natal. Ou seja, estabelecem um valor e tiram à sorte o nome de um amigo secreto.

Já há vários sites dedicados a este jogo. Assim, só dão uma prenda, mas podem oferecer algo melhor e personalizado, evitando gastos avultados. Pode abrir uma exceção para as crianças. Afinal, o Natal é delas.

Compare preços

Para garantir que vai adquirir a melhor oferta do mercado, evite comprar a primeira coisa que lhe agrada a vista e compare preços. O mesmo artigo tem, quase sempre, valores diferentes em diversos estabelecimentos.

A plataforma KuantoKusta é uma boa conselheira, assim como os panfletos disponíveis nas grandes superfícies (ou deixados nas caixas do correio) e os sites das marcas.

Promoções online

Comprar online é sempre mais confortável, pois evita multidões e gastos em parques de estacionamento, mas não só. Pode sempre tirar partido das promoções que as marcas fazem nesta época do ano, em clara vantagem com as lojas físicas. Poupa, assim, tempo e dinheiro.

Sempre com dinheiro

Esta é uma forma de ter mais noção dos gastos e manter-se fiel ao plano traçado inicialmente. Os cartões de débito e de crédito são práticos, mas aumentam a probabilidade de exceder-se nas compras. Evite comprar a prestações.

Evite presentes de última hora

Se adiar tudo para o último dia, é provável que já se sinta cansada e stressada. Resultado: terá mais tendência a despachar, optando por presentes mais dispendiosos.

Dê um refresh ao papel de embrulho

Na noite de 24 de dezembro, o momento alto da noite para os mais pequenos dá-se quando têm ordem para abrir os presentes. Eles não conseguem evitar rasgar o papel em mil pedaços, mas os adultos podem fazê-lo.

Sempre que possível, reutilize o papel de embrulho (com prendas recebidas ao longo do ano) ou sacos bonitos.

 

Texto: Carla S. Rodrigues

Leia ainda:

Mini cocotte de cerâmica da Le Creuset para oferecer neste Nata

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0