Lifestyle

Quer viver até aos 100 anos? Então siga estes conselhos

20 Setembro, 2022

O segredo para ter uma vida longa e feliz é mais simples do que pensa. Um bom livro, brócolos, amigos e uma atividade sexual saudável, são apenas algumas das chaves essenciais para quem quer viver mais anos.

A vida eterna não existe (por enquanto), no entanto continua a ser um desejo inatingível que acompanha o ser humano há milhares de anos. Mas na ausência da imortalidade, prolongar ao máximo a permanência na terra é a aspiração da maioria das pessoas. E isso está ao alcance de qualquer um, aumentar a qualidade no tempo de vida limitado que tem. Mas o que fazer para chegar aos 100 anos e, sobretudo, em boas condições físicas? Segundo a ciência, e o El País, aqui estão os 13 coisas conselhos que tem mesmo de seguir se quiser viver mais tempo.

Leia ainda: Este é o top 3 dos signos que tendem a acumular fortunas

1 -Reduza o consumo de calorias

Se diminuir o número de calorias que consome por dia aumenta a longevidade. Reduzir 10 a 40% das calorias diárias ajuda as proteínas sirtuinas, que travam o envelhecimento. Mas atenção: nunca deixe de comer entre as 1.500 e 2 mil calorias aconselhadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até porque se o fizer podem aparecer outros problemas.

2 – Coma brócolos, fruta e beba café e vinho

Um copo de vinho branco, uma chávena de café, uma boa peça de fruta e um ramo hortaliças por dia, nem sabe o bem que lhe faziam. Estes alimentos têm propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticancerosas. O Journal of Nutrition diz que se seguir esta dieta diminui em 30% a mortalidade a partir dos 65 anos. Experimente comer também cenouras, têm alfa-caroteno que pode diminuir o risco de morte.

3 – Coma torradas com… banha, uma vez por semana

Pelo menos é o que se pode concluir de uma investigação com ratos feita pela Universidade de Córdoba. Uma dieta baixa em calorias, mas que inclua alguma banha pode aumentar a longevidade mais do que azeite, a soja ou o peixe. Estranho? Nem por isso, se pensar que a banha tem ácido oleico, que atenua a morte celular nos órgãos mais importantes.

4 – Cuidado com os pneus 

A gordura à volta da barriga é um indicador importante de doenças cardiovasculares. Uma investigação da Universidade de Leiden diz que as pessoas que vivem mais tempo têm menos gordura acumulada na barriga. Reduzir cinco quilogramas diminui significativamente a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

5 – Caminhe meia hora por dia

Um passeio de meia hora em pelo menos seis dias da semana é um hábito a manter e pode reduzir em 40% o risco de morte. A atividade física é mesmo muito importante se quiser manter-se vivo durante mais anos: impede a perda de massa muscular, o desenvolvimento de osteoporose e o aparecimento de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Os conselhos dos médicos são para fazer exercícios de aeróbia, andar de bicicleta e levantar alguns pesos em três dias da semana. Se aumentar o tempo dos exercícios até aos 45 minutos vai aumentar a longevidade.

6 – Não teste os seus limites físicos

Fazer exercício sim, mas adequado à sua idade e com moderação. Algo tão banal como uma queda pode ser muito perigosa para um corpo que está mais fragilizado. Os geriatras alertam que cair de uma cadeira é tão perigoso quanto um enfarte do miocárdio. É que os ossos não têm a mesma consistência e, a partir dos cinquenta anos, a resistência altera-se.

7 – Mantenha uma atividade sexual saudável

A longevidade também depende uma vida sexual satisfatória. Por isso, não ignore se os problemas de disfunção erétil lhe baterem à porta: a partir dos 45 anos essa é a realidade de muitos homens e normalmente está ligada a doenças cardíacas que podem mesmo encurtar o tempo de vida. Consulte um médico.

8 – Durma bem

Dormir revitaliza o organismo e repõe os níveis hormonais. O número de horas que cada um deve dormir depende do estilo de vida e das necessidades orgânicas: há quem se sinta bem com sete horas de sono e há aqueles que, mesmo que vivam até aos 100, vão passar a maior parte do tempo a dormir. Conheça-se.

9 – Leia um bom livro

É necessário cuidar do corpo, mas é igualmente importante vigiar a mente e mantê-la ativa. Tente agilizá-la lendo jornais, jogando às cartas, assistindo a filmes ou tendo discussões acesas sobre os mais variados assuntos. Este é o conselho do médico americano Konstantinos Arfanakis.

10 – Viva em casal

Chegar à terceira idade com uma companhia não é apenas uma ideia romântica, é também saudável. Com alguém ao lado pode dividir tarefas e partilhar atividades, o que resulta num bem estar generalizado.

11 – Conserve as amizades

Os amigos são como um seguro de vida. Pessoas rodeadas de muitos amigos têm um risco de morte reduzido na ordem dos 22%. Os amigos fazem bem, ajudam a manter a jovialidade e com eles podem partilhar-se muitas experiências.

12 – Vigie os seus dentes

Os dentes dizem muito sobre a saúde de alguém. Quando ficamos mais velhos, as gengivas retraem, os dentes diminuem de tamanho e a articulação que liga a mandíbula ao crânio desgasta-se. Também se torna menos fácil identificar os sabores e é mais provável o aparecimento de infeções. E este fator pode influenciar todos os outros órgãos. Daí ser importante ir ao dentista.

13 – Vá ao médico regularmente

Em médias, os japoneses vão ao médico 13 vezes por ano e são o povo que tem a esperança média de vida mais alta do mundo E talvez seja esse o segredo da longevidade nipónica e um bom exemplo a seguir. Quanto mais for ao médico, mais fácil detetará eventuais problemas de saúde e mais rápido será tratado.

Foto: Tyler Nix on Unsplash

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0