Moda e Beleza

Livre-se da celulite com os truques certos e arrase no areal

26 Junho, 2022

Está descontente com o seu corpo e precisa atacar o efeito de “pele casca de laranja” antes dos dias mais quentes. Certo? Saiba como acabar com a celulite.

Combater a celulite e a perda de firmeza são os desejos de qualquer mulher, especialmente quando as roupas mais quentes ficam guardadas no fundo do armário para dar lugar aos tecidos leves que deixam o corpo mais exposto.

Celulite: Inimigos a abater

Por mais que use e abuse dos cremes adelgaçantes, nunca conseguirá o efeito desejado se não repensar os seus hábitos alimentares e dedicar-se a uma intensa prática de exercício físico localizado nas zonas mais afetadas, como as pernas, coxas, barriga e até os braços. A celulite e o aumento de volume estão diretamente ligados a diversos fatores, que podem ser, entre outros, endócrinos, hereditários, fisiológicos, stress e sedentarismo.

À medida que as gorduras se instalam nos adipócitos (tecidos celulares onde a gordura se acumula) provocam uma drenagem insuficiente, retenção de água e deterioração das fibras de colagénio, o que leva à perda de firmeza da pele e ao aparecimento do efeito “casca de laranja”.

3, 2, 1… adelgaçar!

Todos os anos surgem no mercado inúmeros cremes com funções adelgaçantes que podem fazer a diferença no combate à celulite. Com uma eficácia elevada e fácil utilização, têm na sua composição ingredientes como a cafeína ou ácidos de frutos. Apesar da aplicação variar de produto para produto, é aconselhável que seja feita de manhã e ao deitar, através de uma massagem circular, com especial incidência nas zonas mais afetadas.

Alguns cremes ou géis são vendidos com aplicadores que tornam o efeito mais eficaz. Se a sua celulite é acompanhada de alguma flacidez, o tratamento deve ser alternado, aplicando o creme anticelulítico de manhã e o refirmante à noite. É enquanto dorme que se desenrola uma ativação da microcirculação, que favorece a drenagem da água e de toxinas no tecido subcutâneo.

As automassagens

A estimulação da circulação é benéfica para os tecidos, deixando a pele com um aspeto saudável. Pode experimentar fazê-las no banho, através de movimentos circulares, começando nos pés e subindo pelas pernas, insistindo nas ancas e coxas. Dedique também uma atenção especial à zona dos glúteos e do interior dos braços.

Para estimular a pele, em vez das habituais esponjas macias, recorra a uma escova ou luva de cerdas, que permitem massagens mais enérgicas. Para conseguir resultados visíveis é imprescindível que faça o tratamento com um adelgaçante de qualidade pelo menos durante um mês. Pode apreciar a perda de centímetros através de uma fita métrica.

Teste do “beliscão”

Apesar da celulite afetar cerca de 95 por cento das mulheres, existem diferentes graus para “medi-la”. Através do chamado “teste do beliscão”, descubra em qual se encontra:
✸ Grau 0 Aspeto normal. Não se nota a existência
de celulite quando está de pé ou deitada.
As covas não aparecem quando se aperta a pele.
Grau 1 Mesmo com um aspeto aparentemente normal, quando se aperta a pele entre dois
dedos nota-se a sua existência.
Grau 2 A aparência é normal, mas, quando a mulher se senta, a pele assume o aspeto “casca de laranja”.
Grau 3 A celulite pode ser notada até quando a mulher está em pé.

Leia mais
Alerta! 8 alimentos queima-gorduras que definem as curvas do corpo até ao verão

Fotos: Shutterstock

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0