Nacional

Cinha Jardim e a vida depois do enfarte: “Tenho tanto a fazer neste Mundo”

10 Junho, 2023

Cinha Jardim e a vida depois do enfarte:

Cinha Jardim fala do valente susto que apanhou e dos cuidados que vai passar a ter. “Estive sempre a rezar a todos e a pedir para ficar cá. Tenho tanto a fazer neste Mundo”, diz.

Aos 66 anos, Cinha Jardim não ganhou para o susto que apanhou no dia 2 de maio, quando teve um enfarte do miocárdio enquanto estava a conduzir. “Foi um grande susto. Nas últimas duas semanas senti-me muito cansada”, começa por contar. Dizendo que desvalorizou, achando que tal se devia “à vida muito agitada que levo”.

Leia ainda: Bruno de Carvalho brinca com peito de Helena Isabel

A verdade é que as doenças do coração estão muito presentes na sua família. “A minha mãe morreu com 52 anos. O meu pai com 63 e as minhas irmãs todas já fizeram cateterismos. Eu sou vigiada pelo médico há 25 anos. E tomo medicação”, revelou. No dia em que tudo se passou, Cinha vinha a conduzir o seu carro quando “tive um apagão. Devo ter caído para a frente e o carro parou”, explica. Uma senhora e dois rapazes tiraram-na do carro e um médico estrangeiro socorreu-a, fazendo manobras de reanimação. O INEM foi chamado e Cinha foi levada para o Hospital de São José, onde foi despistado um possível AVC.

“Tenho tanto a fazer neste Mundo”

Quando se aperceberam que era um problema cardíaco, foi levada para o Hospital de Santa Marta, onde foi submetida a um cataterismo que “demorou três horas e meia. Tive medo que pudesse morrer”, confessou a Manuel Luís Goucha. “Estive sempre a rezar a todos e a pedir para ficar cá. Tenho tanto a fazer neste Mundo”. E sobre os cuidados a ter? “Tenho de levar uma vida mais calma, ter uma alimentação mais regrada, e vou começar a fazer 24 sessões de cardiofitness com um médico.”

Texto: Carla Vidal Dias
Fotos: Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0