Nacional

Rui Nabeiro e a sua Alice: uma história de amor com 75 anos que começou ‘nos bancos da escola’

21 Março, 2023

Rui Nabeiro teve dois grandes amores: o café e Alice, a esposa. Um amor que nasceu "nos bancos de escola e desde então que se amaram".

Rui Nabeiro morreu este domingo, dia 19 de março, aos 91 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado há cerca de uma semana, devido a problemas respiratórios.

Rui Nabeiro criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais. Mas o também comendador tinha duas grandes paixões: o café e Alice, a esposa.

Rui e Alice Nabeiro conheceram-se ainda na escola primária e nada fazia prever que dali iria nascer um grande e eterno amor. Namoraram 10 anos e casaram-se a 25 de outubro 1957.

 

“Conhecemo-nos nos bancos de escola e desde então que nos amamos”, revelava a mulher de Rui Nabeiro

O ‘homem do café’ nunca escondeu que, para além das suas conquistas profissionais, era a nível familiar e pessoal que se sentia mais realizado, nomeadamente no amor. “Conhecemo-nos nos bancos de escola e desde então que nos amamos. Na altura, na nossa vila, as classes não eram mistas. Quando chegámos à quarta classe é que começou a haver classes com rapazes e raparigas, e toda a gente arranjou um namoro. O nosso seguiu a vida inteira, e ainda dura”, revelava Alice Nabeiro, em dezembro de 2010, num evento da Delta.

“O segredo da nossa relação é a compreensão, daí à amizade e ao amor. É assim até hoje”, explicava a mulher de Rui Nabeiro.

Apesar de nem sempre concordar com a rotina do marido, Alice Nabeiro era o seu maior apoio e aceitava as escolhas do marido. “Não chego à cama e durmo”, afirmava Rui Nabeiro, em tempos.

Desde 1953 que partilhavam a vida juntos. Deste amor nasceram dois filhos Helena Nabeiro Tenório e João Manuel Nabeiro, que integram o conselho de administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Rui Nabeiro morreu no Dia do Pai

Rui Nabeiro morreu no Dia do Pai, 19 de março, aos 91 anos. Deixa os dois filhos e os netos, Rui Miguel Nabeiro, Rita Nabeiro, Ivan Nabeiro e Marcos Tenório Bastinhas.

 

Texto: Ana Rocio, Fotos: D.R.

 

Leia ainda: Emoção e lágrimas no último adeus a Rui Nabeiro

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0