Em Festa é Festa, da TVI, Joana Dias aparece para falar com Teixeira (Rui Melo) e Elisabete tem a impressão de a conhecer de algum lugar. Elisabete fica a olhar para ela com um ar intrigado, mas Joana Dias pergunta se pode entrar, pois Teixeira está à sua espera. Corcovada (Maria do Céu Guerra) segue toda contente pelos corredores do chinês. Atrás dela, menos animados, vêm Manel (Vitor Norte), Quina (Maria Rueff) e Carlos (Rodrigo Paganelli). Este vem carregado de mantas e queixa-se por isso. Manel goza com ele e diz que já lhe calhou aquele papel muitas vezes.
Leia ainda: Paulo confessa ter tido uma relação com a sua “irmã”
Corcovada diz-lhes que podem falar à vontade, mas têm de andar mais rápido, pois ainda têm muitas compras para fazer. São e Fernando sentam-se para almoçar e ela avisa Fernando que tem de resolver aquele problema. Fernando só queria almoçar sossegado, mas nisto aparece Fábio, de tronco nu, e como não tem prato, fica com o de Fernando. São fica ainda mais enervada por Fábio se sentar à mesa de tronco nu e comer de boca aberta. Teixeira está nervoso com a presença de Joana Dias.
Percebemos que são velhos conhecidos e que têm muita confiança um com o outro. Teixeira certifica-se de que Joana Dias não foi reconhecida, mas não fica muito tranquilo. Ela aconselha-o a relaxar e começa a preparar o seu baralho de tarot. Elisabete continua a tentar ouvir o que se passa no gabinete e de repente faz-se luz. Elisabete percebe finalmente de onde conhece Joana Dias, mas acha estranho que Teixeira alinhe naquelas coisas.
Ainda em Festa é Festa
Fernando (Manuel Marques) tenta acalmar São (Sílvia Rizzo) e diz-lhe que Fábio (Isaac Alfaiate) teve uma educação diferente e que ela devia ser mais tolerante, mas São não consegue, até porque Fábio regressa com uma camisola de cavas, tão justa que deixa transparecer os mamilos. São não aguenta mais e vai para o quarto. Fábio avisa Fernando para se pôr a pau, porque São não parece muito animada.
Aida (Ana Guiomar) diz que tem uma bomba para contar a Tomé (Pedro Teixeira) e ele diz-lhe o mesmo. Aida diz que se calhar é a mesma, mas Tomé acha pouco provável. Aida conta que Fernando tem um filho fora do casamento e Tomé diz-lhe que já sabia. Tomé revela que a bomba dele é que Fernando foi ciclista. Aida não consegue perceber qual é o espanto.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) já está na fila para pagar e todos respiram de alívio por aquilo estar quase a acabar, mas Corcovada lembrasse que não comprou cantis e quer voltar à loja, pois não podem ir de viagem sem cantis com caipirinhas. Corcovada volta à loja e todos vão atrás dela, muito contrariados.
Joana Dias já informou Teixeira sobre o seu trânsito astrológico e ele fica muito desanimado. Joana diz que bem o avisou para não vir para a aldeia, mas Teixeira não lhe deu ouvidos e quis arriscar, agora vai ter de continuar por lá e aguentar. Joana aconselha-o a fazer amor, pois isso resolve tudo. Teixeira continua desalentado. Tomé diz que dado o histórico de Fernando, não é assim tão estranho que ele tenha um filho fora do casamento. Tomé já acha os filhos dele estranhos, pois são gémeos, mas não são nada parecidos e Louis não é parecido com nenhum dos pais. Depois aparece um irmão gémeo dele, por isso aparecer outro filho é normal, o que não é normal é ele fazer ciclismo. Aida desiste.
Elisabete conta a Josefa e Fátima que Joana Dias esteve no consultório de Teixeira. Elas acham que Joana foi a uma consulta, mas Elisabete revela que ela foi dar uma consulta a Teixeira. Ficam todas muito espantadas e perguntam o que ela lhe disse. Elisabete conta que Joana lhe recomendou fazer amor e ficam todas boquiabertas.
Manel está de volta do minibus, todo orgulhoso da viatura que arranjou. Os idosos do centro de dia vão-se juntando por ali. Glória chega e exige que a sua lancheira vá à sombra. Celeste nem cabe em si de contente por ter chegado o dia da excursão. O Padre espera que corra tudo bem.
Elisabete hesita, mas acaba por perguntar a Teixeira se a senhora que esteve lá no gabinete foi Joana dias, a astróloga. Teixeira é apanhado de surpresa, mas disfarça e diz que é amigo de Joana há muitos anos e que ela é paciente dele. Pede sigilo em relação a isso. Elisabete mente e diz que seria incapaz de falar disso com as amigas. Sai, atrapalhada. Teixeira fica desconfiado.
Recorde o episódio anterior de Festa é Festa
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela.
Texto e Fotos: TVI
Siga a Revista Maria no Instagram