Saúde e Bem-Estar

Aproveite o verão e o sol mas evite apanhar escaldões. Saiba como

3 Agosto, 2021

verão saudável verão saudável

Queremos que tenha um verão saudável e uma pele bonita. Nunca é demais lembrar que a exposição ao sol é saudável quando não se ultrapassam os limites.

Verão saudável e uma pele bonita e bronzeada é possível sem apanhar escaldões. O bom tempo parece ter chegado oficialmente e as altas temperaturas já se fazem sentir. Com elas, as idas à praia e piscina aumentam, sendo que para a maioria das pessoas que estão de férias esse é o passatempo favorito.

A pele bronzeada aumenta a autoestima, afinal de contas quem é que não se sente sexy com a cútis mais dourada? Mas, e há sempre um grande “mas”, não abuse! Pele bronzeada não é a mesma coisa que pele vermelha e com escaldão, fruto de uma errada exposição solar.

O melhor mesmo é proteger-se e ter todos os cuidados para que um bom dia de praia não se torne, em dias de inferno e dor…

Como evitar escaldões

Fuja às horas de mais calor

A indicação da Direção Geral da Saúde é para evitar a exposição solar entre o período das 11 da manhã e as 17 horas. É neste horário que os raios UV são mais perigosos e que podem ser verdadeiramente prejudiciais para a saúde da nossa pele.

Considerando que nem sempre é fácil cumprir este horário, não se esqueça de redobrar a atenção com a sua pele e consequentemente a utilização de protetor solar. Hoje em dia existe uma grande variedade e com vários tipos de proteção.

Atenção às quantidades!

Talvez esta seja a dica mais importante de todas para evitar os escaldões. Não adianta aplicar protetor solar de duas em duas horas se não utilizar a quantidade necessária.

Se usar um protetor solar em creme ou fluido, utilize dois dedos de produto por cada zona, ou seja, dois dedos de produto para os braços, dois dedos para o peito, dois dedos para a barriga e assim sucessivamente.

A exceção é para o rosto e pescoço onde, além da necessidade de aplicar um protetor solar diferente, devemos aplicar a dose equivalente a um dedo.
Se utilizar um protetor solar em spray, aplique seis pulverizações pelo corpo e espalhe de forma uniforme.

Protetor de duas em duas horas

Os protetores solares são os únicos que durante a exposição conseguirão bloquear os raios mais agressivos e evitar que a sua pele fique com um escaldão.

Contudo, é necessário utilizá-lo de forma adequada para que faça o seu verdadeiro e correto efeito. É importante aplicar o protetor 30 minutos antes da exposição solar, para que os filtros tenham tempo de atuar na pele e começar o seu efeito.

Para além disso, deve reaplicar o produto de duas em duas horas e sempre que for ao banho ou transpirar.

Aposte em suplementos 

Fazer apenas proteção tópica com a utilização de protetores solares é coisa do passado! Cada vez existem mais suplementos alimentares para fazer durante o verão. Eles proporciononam um reforço antioxidante e reduzem a sensibilidade da pele ao sol.

Tratando de dentro para fora, estes suplementos são geralmente ricos em vitamina E e betacaroteno ou derivados. Com eles a pele fica mais resistente à exposição solar.

Apesar de serem regularmente vistos como bronzeadores, a verdade é que são bem mais do que isso!

Hidratação, sempre

É importante manter a pele fresca durante a exposição solar. A melhor forma de conseguir isso é beber muita água e usar e abusar da utilização de água termal.

No final do dia, lembre-se de aplicar um creme pós-sol, adequado, para que a pele se mantenha hidratada e consiga recuperar das agressões externas.
Só assim será possível evitar que a pele salte.

Leia ainda:

VERÃO: ORGANIZE O GUARDA-ROUPA E LIVRE-SE DE ALGUMAS PEÇAS A MAIS

Texto: Catarina Martins

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0