As aves domésticas continuam a marcar pontos nos lares portugueses. No entanto, caso esteja a pensar adquirir alguma espécie, é preciso seguir alguns passos para não comprometer a segurança dos animais, nem dos tutores. A Agriloja dá-lhe as dicas certas para “levantar voo” em grande estilo.
O primeiro passo prende-se com a escolha da gaiola. Na hora da compra, além da qualidade do material, é preciso considerar a espécie que quer e o número de aves que vão ocupar o espaço. É importante que o animal possa abrir completamente as asas, podendo movimentar-se entre os poleiros. Em termos de higiene, deve saber que os comedouros e os restantes utensílios devem estar sempre limpos. “No fundo da gaiola poderá colocar areia apropriada para aves”, afirma Carla Faria, da área dos animais de estimação, salientando que as banheiras permitem às aves molharem-se, ajudando a manter as penas limpas e saudáveis.
A alimentação correta
E por falar em água, não se esqueça de a mudar diariamente, é fundamental proporcionar-lhes sempre água fresca e comida certa para cada tipo de espécie. “Frutos e legumes são boas opções”, garante Carla Faria, alertando que devem ser retiradas as cascas e as sementes, assim como os restos dos alimentos que eles não comam. “Pode ainda complementar a alimentação com papa seca, húmida ou insetívora.” Para evitar o crescimento do bico, adquira pedra de cálcio ou osso de choco e, para mimar a sua ave, lembre-se que eles adoram barritas e vão ficar felizes. Os brinquedos são muito importantes, para evitarem “situações de stress”. Contudo, devem ser adequados ao porte das aves e substituídos de vez em quando para estimularem a sua atividade.
Imagem: shutterstock
Siga a Revista Maria no Instagram