Saúde e Bem-Estar

Diabetes: Sintomas da doença também são visíveis nas mãos

21 Novembro, 2022

diabetes

Apesar de a pele e o cabelo serem muito conhecidos por indicarem como está a saúde do corpo, as mãos também podem apresentar alguns sinais da diabetes.

A diabetes é uma das doenças mais comuns do Mundo, mas enquanto alguns percebem os seus sintomas mais claros, como sede anormal, vontade de urinar frequente, fadiga, visão desfocada e fome constante, outros não identificam que estão a desenvolver a doença. Estima-se que a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 nem sabe que tem o problema. Isso ocorre devido ao caráter silencioso dos sintomas, que nem sempre são identificados pelo paciente. No entanto, os especialistas sugerem alguns sinais a serem observados nas mãos para identificar esta condição.

Sintomas da Diabetes

◗ Dedos dobrados
Um estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes refere que quem tem diabetes tipo 1 e tipo 2 tem mais dificuldade em endireitar os dedos, geralmente o anelar ou o polegar. A condição é dolorosa e pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.

◗ Vermelhidão ao redor das unhas
Uma outra investigação, publicada na Wiley Clinical Healthcare Hub, revela que pessoas diagnosticadas com esta doença tendem a apresentar problemas de circulação. Essa situação pode causar vermelhidão ao redor das unhas.

◗ Linhas nas unhas
Pessoas com diabetes podem ter linhas de Beau. Segundo a rede de saúde CUF, são “depressões transversais na unha e podem ser sinal de má nutrição, sarampo, papeira, escarlatina, doença vascular periférica, pneumonia, diabetes descontrolada ou deficiência de zinco”. Neste caso, é também importante prestar atenção às unhas dos pés.

◗ Unhas amareladas
A micose das unhas, também designada por onicomicose, é uma doença infecciosa causada por fungos muito frequentes em pessoas com esta doença. Esta condição torna as unhas amareladas, quebradiças, espessas e irregulares.

Tome nota sobre a diabetes

Mesmo com a presença dos sintomas, é importante consultar um médico para confirmar o diagnóstico. Só o profissional de saúde pode indicar o tratamento específico para o paciente.

Texto: Mário Rui Santos
Leia ainda: Pneumonia: Vacine-se, pela sua saúde!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0