Saúde e Bem-Estar

Dormir a sesta: descubra os benefícios que pode trazer à sua saúde!

18 Março, 2023

Dormir a sesta

Dizem os especialistas que dormir uma sesta de cerca de meia hora depois do almoço ajuda a aumentar a produtividade. Conheça aqui as dicas!

Já lá vai o tempo em que fazer uma sesta era sinónimo de preguiça. Porém, tanto os espanhóis como os italianos não a dispensam no seu dia-a-dia. Nós não temos muito esse hábito, pelo menos aos dias de semana, pois os locais de trabalho não estão preparados para que isso aconteça, mas a verdade é que nem imagina como é que apenas 30 minutos de sono podem aumentar consideravelmente a sua produtividade.

Se estiver em teletrabalho e tiver um horário flexível é mais fácil desfrutar de meia hora de sesta após o almoço. No entanto, tem sempre os fins de semana para poder aproveitar esse tempo para recuperar energias. Se os entendidos dizem que uma sesta de 30 a 40 minutos é benéfica, por outro lado pode ser tentador fazer uma de 60 a 90 minutos, mas uma sesta com essa duração pode causar a chamada inércia do sono quando acordamos, referindo-se ao estado de transição entre o sono e a consciência.

Desta forma, corre o risco de, ao acordar, ainda se sentir mais sonolenta, o que poderá não ser boa ideia, especialmente se tiver de trabalhar o resto do dia.

“Carregar as baterias”

De acordo com um estudo realizado pela NASA e publicado na revista Time, a sesta ideal deve durar cerca de 26 minutos. Diz o mesmo que “uma sesta de 26 minutos melhora o desempenho em 34 por cento e o estado de alerta em 54 por cento”. Este pequeno período de tempo ajuda a repor as energias do organismo, de forma a que acordemos mais ativas e atentas, ou seja, com as “baterias carregadas”, para enfrentarmos o resto da tarde a trabalhar, aumentando desta forma a produtividade. O objetivo da sesta é libertar espaço para armazenar informações e priorizar a absorção de novos conhecimentos. De acordo com os especialistas, o sono depois do almoço tem vários benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço, além dos já referidos.

No escritório ou em casa

A melhor altura para fazer a sesta, dizem os especialistas do sono, é mesmo a seguir ao almoço. Se estiver no emprego poderá sempre fazê-lo no escritório, numa altura em que não estejam muitas pessoas presentes. Pode optar por deitar a cabeça na secretária, se bem que o mais indicado é mesmo recostar-se na cadeira com uma almofada de pescoço, como aquelas que se usam nas viagens. Se estiver em casa, tanto melhor. Deite-se na cama ou no sofá com uma almofada, de forma a descansar mais tranquilamente, e verá como este hábito será tão positivo na sua vida.

Beba um café antes da sesta

De acordo com os especialistas, deve tomar um café antes de fazer a sesta, uma vez que a cafeína demora cerca de 20 a 30 minutos a produzir o seu efeito. De qualquer forma, programe o alarme do telemóvel e não se esqueça de não ultrapassar os 30 minutos!

Tome nota!

Seja durante a semana ou mesmo aos fins de semana, faz muito bem à saúde. No entanto, tenha em conta algumas dicas para ter uma sesta perfeita:
➤ Antes de adormecer, decida quanto tempo vai durar a sesta. Deve demorar entre 26 e 30 minutos;
➤ Dê preferência à sesta logo no início da tarde, para não prejudicar o sono da noite;
➤ Crie um ambiente relaxado e confortável na divisão onde vai fazer a sesta, se for em casa;
➤ É normal sentir-se desorientada após uma sesta. Dê ao seu corpo tempo para recuperar, antes de fazer algo
que exija concentração.

Texto: Carla Vidal Dias

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0