Saúde e Bem-Estar

Eliminar dentes amarelos com vinagre de sidra. Saiba como

14 Junho, 2022

dentes amarelos

Para eliminar a cor amarela dos dentes basta bochechar com a solução durante 30 segundos, enxaguar com água e escovar os dentes.

Quer ter os dentes brancos e limpinhos? Fique a saber que o vinagre de sidra pode ser usado em quantidades muito pequenas para clarear os dentes. E é tão fácil. Basta misturar duas colheres de chá de vinagre de sidra com um copo de água e bochechar durante alguns segundos. Logo de seguida deite a solução fora e escove os dentes.

Como ensinar o seu filho a não ser fumador

Ao conversar com os seus filhos sobre os benefícios de uma vida sem cigarros, procure o exemplo e estabeleça regras. De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, os fumadores têm, em média, menos dez anos de vida do que os não fumadores. A maioria começa a fumar na adolescência. “Sabemos que 80 a 90% dos adultos fumadores se iniciou antes dos 18 anos”, sublinha o pneumologista Miguel Guimarães, do Hospital Lusíadas Porto.

E alerta: “Aos 13 anos, 12% das crianças portuguesas já fumaram pelo menos uma vez. E 20% dos maiores de 18 anos fuma habitualmente. São dados preocupantes”, reitera o médico. A prevenção é, por isso, fundamental e deve começar desde cedo. Com os conselhos do médico deixamos-lhe algumas estratégias que a poderão ajudar a dissuadir o seu filho de pegar no cigarro.

Dê exemplos de pessoas próximas

“Um discurso centrado nos riscos pode não ser o mais adequado (será encarado como uma realidade distante), a não ser que as crianças conheçam alguém nessa situação”, diz o especialista. “Se tiveram contacto com um asmático, ou forem eles próprios asmáticos, será mais fácil explicar-lhes que o tabaco agrava a situação”, acrescenta. O mesmo pode suceder com casos próximos de fumadores que desenvolveram doenças cardiovasculares, entre outras.

Seja assertiva e supervisione os seus filhos

“Os pais devem ter um discurso firme – sem ser exagerado – e prevenir o consumo de tabaco desde cedo. Devem começar com mensagens simples (não há uma idade mínima), como ‘o tabaco faz mal’ ou ‘fumar provoca doenças’”, diz o pneumologista. É importante também que os pais estejam atentos. “Devem tentar perceber se os pares os pressionam para fumar. Em alguns casos poderá ser útil encenar pequenos teatros para os ensinar a dizer ‘não’”, aconselha.

Foque-se nos benefícios e nas consequências

Após os primeiros cigarros, o mais eficaz será abordar os efeitos a curto prazo. No caso de pré-adolescentes, os pais poderão explicar-lhes que o tabaco agrava a acne, provoca mau hálito e deixa os dentes amarelos. Os adultos deverão pôr a tónica nas mais-valias de uma vida sem fumo, incentivando a prática desportiva, e que os não fumadores têm mais energia e menos problemas de pele e de respiração.

Use o argumento da independência

Esta estratégia funciona sobretudo com pré-adolescentes e adolescentes. “Podemos mesmo perguntar aos nossos filhos: ‘Tu que és jovem e queres ser tão independente, vais ficar dependente de uma substância?’.” E acrescenta: “Parece óbvio, mas é uma questão pouco colocada”, salienta.

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0