Saúde e Bem-Estar

Estas são as dicas que a vão ajudar a emagrecer sem gastar dinheiro!

12 Fevereiro, 2023

Emagrecer

É possível emagrecer e, ao mesmo tempo, engordar o orçamento familiar. Este processo requer outro tipo de ginástica, mas promete bons resultados.

Com o arranque de um novo ano, surgem as tradicionais resoluções para os próximos 12 meses. A ideia é estabelecer metas e alterar hábitos diários que nos ajudem a atingir os objetivos traçados. Estudos sobre o assunto referem que 80% das intenções ficam pelo caminho quando se chega ao final de fevereiro, mas, caso permaneça focada, poderá conseguir cumprir um dos desejos comuns: perder peso.

Mas para muitas de nós, emagrecer vai muito além de um desafio físico: é um entrave financeiro, uma vez que os ginásios, os suplementos ou os produtos dietéticos são caros. No entanto, é possível declarar guerra à balança sem comprometer o seu orçamento mensal. Dizemos-lhe como.

Corte refeições fora de casa

As idas ao restaurante são cómodas e confortam a alma, principalmente se estiver em teletrabalho. No entanto, podem comprometer a sua estabilidade financeira quando feitas com regularidade. O melhor remédio é optar por cozinhar em casa e afastar-se da fast food, só assim conseguirá controlar melhor os alimentos que ingere e evitar os que lhe fazem mal, como
gorduras, açúcares e processados. Mais: Terá tendência para reaproveitar os restos, gesto que a levará a poupar e a não se deixar tentar pelas sobremesas.

Diga não às dietas milagrosas para emagrecer

Todos os dias somos bombardeadas com publicidade sobre dietas milagrosas ou comprimidos que prometem deixar-nos verdadeiras top models em três tempos. Não se iluda! Sem exercício físico regular e uma dieta saudável, não há milagres. Adote uma alimentação saudável, com porções equilibradas e produtos biológicos, e esqueça também os cremes que prometem queimar gordura.

Treine com amigos

Praticar exercício físico é importante para a saúde física e mental, além de ser a arma infalível quando se quer perder peso. Na viragem de um novo ano, por norma, as inscrições nos ginásios disparam. No entanto, passada a motivação inicial, são muitas as sócias que acabam por frequentar pouco estes espaços. Para evitar que a sua carteira emagreça, treine com amigos, de preferência ao ar livre, experienciando atividades como running, BTT ou vólei. Também alguns PT dão aulas avulso e em grupo, o que facilita a nível financeiro.

Caminhe!

Se não gosta de praticar desporto, a caminhada é uma boa solução para se manter em forma. Além disso, é uma atividade para a qual não tem de empatar dinheiro, pelo contrário, até pode ficar a ganhar. Como? Se vive perto do trabalho, faça o percurso a pé, em vez de usar transportes; se quer ir ao supermercado comparar preços de produtos, faça-o também a pé. Caso viva num apartamento, evite usar o elevador e opte pelas escadas para chegar ao seu apartamento.

Veja vídeos com exercícios

Durante a pandemia, foram muitos os ginásios e os PT que disponibilizaram treinos para fazer em casa. Assim, caso queira perder peso no conforto do seu lar e evitar deslocações de transportes e encargos com um ginásio (custos acrescidos), espreite os vídeos disponíveis no YouTube gratuitamente ou peça DVD emprestados a familiares e amigos.

Durma bem

Vários estudos referem que as restrições do sono, exemplo de pessoas que só dormem cinco horas por dia, podem provocar mudanças negativas no metabolismo e fazê-las ganhar peso. Isto porque, ao ficar acordada até mais tarde, tem tendência a comer antes de ir para a cama e a ingerir alimentos ricos em calorias. Por outro lado, a fadiga diminui a energia e provoca falta de vontade de praticar desporto. Deite-se cedo: poupa na conta de eletricidade e na alimentação.

Beba muita água

O ideal é beber cerca de 1,5 litros por dia. Desta forma, o seu corpo ficará hidratado e a sensação de fome tende a desaparecer. Para poupar, evite beber água engarrafada. Salvo raras exceções, a água da torneira está em ótimas condições de ser ingerida. Com o frio, é sempre mais difícil termos sede. No entanto, pode fazer um chá. Compre as ervas, que duram para mais tempo, em vez das típicas saquetas.

Leia ainda:

Fotografar a comida pode ajudá-la a emagrecer. Saiba como

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0