Saúde e Bem-Estar

Pedalar faz bem à saúde, ao ambiente e à carteira. Veja os benefícios que terá um ano depois

4 Julho, 2022

pedalar

Na primavera aproveite para praticar atividades ao ar livre. Entre as opções, os passeios de bicicleta trazem vantagens para o corpo e a mente.

Trocar o carro pela bicicleta não é apenas uma decisão amiga do ambiente e da sua carteira. É sobretudo uma questão de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, quando for preciso se deslocar, deve-se considerar, sempre que possível, andar de bicicleta ou caminhar. Saiba agora que pedalar regularmente consegue transformar o corpo para melhor, depois de umas semanas, meses, ou mesmo mais de um ano, após o seu início.

Na primeira volta

Nas pedaladas iniciais começa logo a beneficiar o físico e a saúde. Em apenas uma questão de minutos a taxa metabólica aumenta e a sua circulação sanguínea melhora. Além disso, o fluxo de sangue para o cérebro sobe, fazendo com que fique mais desperta, já que são lançadas e libertadas as hormonas da felicidade. Isto permite que as células absorvam mais oxigénio e nutrientes do sangue.

Depois de algumas semanas

Com a passagem de uma ou duas semanas, vai sentir modificações físicas, ao ficar com mais energia e não se cansando tão rapidamente. A sua capacidade pulmonar também vai melhorar e o seu coração e os vasos sanguíneos irão começar a colher os benefícios, com o sistema imunológico a ficar mais forte.

Depois de um mês

Mais de um mês depois de ter começado a pedalar, poderá ver que o seu nível de fitness e a a sua força muscular já melhoraram significativamente. Mas se a bicicleta é utilizada por si como meio de transporte, a sua rotina e percursos irão ser cada vez mais fáceis de ultrapassar. É o que vai notar no seu dia-a-dia, quando a utiliza. Além disso, vai sentir que consegue mais facilmente subir escadas, dormir melhor e sentir-se mais bem-disposta de uma forma geral.

Passados alguns meses de pedalar

A sua postura estará sem dúvida muito melhor e o seu coração mais fortalecido, o que será um benefício a longo prazo na prevenção das doenças cardiovasculares. Porém, também o fluxo de oxigénio para os músculos irá aumentar. Notará uma melhor coordenação motora, que irá contribuir para fortalecer o seu sistema nervoso, já que a rapidez dos impulsos nervosos aumentará. Sentirá a sua atividade cerebral a melhorar. Também o nível de stress será menor.

Um ano depois

A sua estrutura óssea está mais fortalecida, com as melhorias do ponto de vista psicológico a serem inegáveis. Existem estudos que indicam que andar de bicicleta regularmente é muito eficaz para a diminuição da ansiedade, já que pedalar é uma forma mais barata e saudável de fazer terapia.

Leia ainda:

Bicicleta: Pedale sem se magoar e tenha uma vida saudável

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0