Saúde e Bem-Estar

Saiba por que razão não deve conter os espirros. Há uma explicação

9 Novembro, 2022

espirros espirros

Esta é a altura do ano em que voltam a massacrar-nos. Saiba por que razão não deve conter os espirros. Os seus olhos e ouvidos vão agradecer.

Regressam as constipações e as alergias e vamos ouvir por aí muitos “atchimmm”. Por isso é importante saber por que razão não deve conter um espirro.

A pressão acumula-se no nosso corpo quando estamos a ponto de espirrar e se a contivermos, evitando que se liberte, o nariz e a garganta podem ficar afetados. Suster um espirro pode ter uma consequência negativa na nossa capacidade auditiva. Isto acontece porque o ar bloqueado tenta encontrar outra via para sair e termina atravessando o tímpano. E se a rutura do mesmo só por si já é suficientemente negativa, esta contenção poderá originar também uma infeção da zona auditiva.

Há ainda outras consequências, embora pouco comuns, quando se trava o espirro: dor de cabeça, alteração no ouvido médio, no nervo ótico e na retina; hemorragia ocular e rutura num vaso sanguíneo.

O ideal, por isso, é espirrar livremente e tapar apenas a boca ou o nariz. Na verdade, o certo é até colocar o braço ou um lenço nessa zona do rosto. Assim evita contágios para quem está perto de nós.

 

A função

Espirrar é a forma que o nosso corpo tem para expulsar o que está nas vias respiratórias e não interessa ao organismo, como os gérmes ou até uma migalha de pão.

 

Leia ainda:

VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL. FAMOSOS QUE ASSUMIRAM A DOENÇA

 

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0