Internacional

Guerra na Ucrânia: Tribunal Penal Internacional emite mandado de captura para Vladimir Putin

17 Março, 2023

Vladimir Putin

O Tribunal Penal Internacional considerou a existência de bases sólidas para acreditar que Vladimir Putin cometeu vários crimes de guerra.

Um mandado de captura para Vladimir Putin foi emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido à sua suposta responsabilidade pelos crimes de guerra ocorridos na Ucrânia.

O TPI acusa ainda o presidente russo de deportar ilegalmente crianças da Ucrânia para a Federação Russa, bem como de transferir ilegalmente crianças de áreas ocupadas da Ucrânia.

O tribunal considerou ainda que existem “bases sólidas para acreditar que cada um dos suspeitos é responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de cidadãos e a transferência ilegal de população das áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa, em detrimento [dos direitos] das crianças ucranianas.”

Mandado de captura de Putin foi emitido juntamente com o de Maria Alekseyevna Lvova-Belova

Para além de Putin, também foi emitido um mandado de detenção para Maria ​​​​​​​Alekseyevna Lvova-Belova, comissária da presidência russa para os direitos das crianças, por acusações semelhantes às do presidente russo.

Ambos estão relacionados com a situação vivida atualmente na Ucrânia. O TPI afirma que há motivos para acreditar que Putin é pessoalmente responsável pelos crimes mencionados, tal como foi referido em várias notícias já avançadas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu à decisão do tribunal de emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin, afirmando que se trata apenas de um primeiro passo para restaurar a justiça.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

Leia ainda:

Guerra na Ucrânia: Portugueses dizem o que pensam sobre Vladimir Putin

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0