Saúde e Bem-Estar

Está sempre com as mãos e os pés frios? Pode ser indício de doenças graves

4 Fevereiro, 2023

mãos e pés frios

Se é daquelas pessoas que estão sempre “geladas”, com mãos e pés frios a causa pode não estar só nas temperaturas baixas, mas ser sinal de problemas.

Mãos e pés frios? Durante os meses de inverno é normal ter estas duas extremidades do corpo frias. A ciência diz que as mulheres sentem mais frio do que os homens, no entanto, quando este sintoma é muito frequente ou surge mesmo quando o clima está ameno, também pode ser um sinal de problemas mais graves, sendo importante ir ao médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Conheça alguns dos sinais a que deve estar atenta das mãos e pés frios

Má circulação

Se as suas mãos e os pés estão sempre gelados, mas o resto do corpo até está confortável, isto pode significar que tem má circulação, o que impede o sangue de fluir para as extremidades. E há várias doenças que causam má circulação, desde os problemas de tiroide até cardiovasculares. Aconselha-se uma visita ao médico. O que fazer: É recomendado beber bastante água para hidratar o organismo e libertar as toxinas acumuladas, além de caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias para estimular a circulação sanguínea.

Diabetes

Alguns diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, condição que provoca frio nas mãos e nos pés, além de dores, dormência e formigueiro. O que fazer: Além de consultar um médico, deve ter uma alimentação saudável, não comendo alimentos com açúcar, e que deve ser prescrita por um nutricionista.

Stress

Faz com que exista uma libertação de cortisol, adrenalina e noradrenalina no sangue, o que provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo. Isto acontece devido ao aumento da pressão, o que leva a que a quantidade de sangue que chega às mãos e aos pés seja menor. O que fazer: Praticar exercício físico, como caminhadas, natação, andar de bicicleta ou fazer dança, ajuda a controlar o stress. É também importante a realização de alguma atividade que dê prazer ou que desocupe a mente, como ioga ou meditação, pois permite diminuir o stress e aumentar o bem-estar.

Anemia

A falta de glóbulos vermelhos no sangue causada pela deficiência de ferro no organismo também pode prejudicar a circulação e deixar as mãos e os pés gelados com frequência. O que fazer: Em caso de sintomas, é importante ir ao médico e fazer um exame de sangue onde se avalia a quantidade de glóbulos vermelhos e de hemoglobina. O tratamento
da anemia varia de acordo com o tipo, mas é comum incluir o consumo de alimentos ricos em ferro, presente, por exemplo, na carne, nas vísceras, como o fígado, no ovo, nos vegetais, como espinafres e couve, ou nas leguminosas, como grão-de-bico, feijão e lentilhas.

Hiperidrose

Descreve um tipo de transpiração excessiva que pode ser frequente ou constante e tipicamente ocorre nas mãos, nos pés e nas axilas. Embora pareça não estar relacionada com as mãos e os pés frios, a condição é caracterizada pela hiperatividade do sistema nervoso simpático, o que leva ao estreitamento das artérias. Portanto, enquanto as mãos e os pés suam, também recebem um menor fluxo sanguíneo, tornando-os frios e húmidos. O que fazer: O tratamento depende do diagnóstico feito pelo dermatologista.

Desidratação

A água ajuda o corpo a reter o calor e a libertá-lo mais lentamente, de forma a manter uma temperatura corporal confortável. Trabalhar num escritório com ar condicionado, fazer uma caminhada a pé no trajeto para o emprego ou simplesmente esquecer-se de beber água durante o dia são gestos que podem rapidamente desidratar o corpo. E quando isso acontece os níveis de energia caem e não consegue aquecer. O que fazer: Quando se sente sede, o corpo já está ligeiramente desidratado. Deve beber água regularmente ao longo do dia. Se pratica exercício físico, deve procurar beber rigorosamente a mesma quantidade de líquido que costuma ingerir no verão, mesmo suando menos.

Texto: Mário Rui Santos; Foto: Shuterstock

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0