Saúde e Bem-Estar

Relação sexual é uma excelente atividade pré-sono. Saiba porquê

10 Junho, 2022

sonhos dormir sexo, sono

Atenção, papás de crianças pequenas... Sabemos que os miúdos podem trazer um nível de cansaço que torna difícil ter um bom descanso e uma intimidade de qualidade.

A falta de sono não só nos rouba a pouca energia que nos resta no final do dia como ainda nos afasta, por exemplo, dos nossos companheiros e companheiras. Um bom sono, assim como o sexo, é capaz de reduzir o stress, e é por isso que ter relações pode ser uma excelente atividade pré-sono.

Assim, depois de deitar as crianças, invista na intimidade com a sua companheira. Isto vai aproximar-vos mais enquanto casal e ajudar, claro, a que pessoalmente descanse melhor.

A Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista em sono da Emma – The Sleep Company, explica como o sono é vital para o nosso bem-estar: “O nosso sono é influenciado por muitos elementos do dia-a-dia e um deles é a nossa sexualidade. A atividade sexual promove a produção de hormonas importantes, como a oxitocina e a prolactina (nas mulheres), que proporcionam uma sensação de prazer e relaxamento”, disse.

E continua: “Ao mesmo tempo, os níveis de cortisol – a nossa hormona do stress – diminuem, tornando mais fácil adormecer. E especificamente para os homens, não dormir o suficiente pode suprimir os níveis de testosterona, restringindo a libido e reduzindo o desejo sexual. Portanto, manter um bom horário de sono pode melhorar a nossa vida sexual e vice-versa”.

Sono – Benefícios

Aumenta a produção de testosterona e especialmente a masculina, o que estimula diretamente a libido, ou seja, quanto mais horas de sono, maior a produção de testosterona.

Aumenta a confiança e tem um impacto na nossa beleza e aparência, o que é um fator-chave para que mulheres e homens se sintam confortáveis e desejem sexo.

Aumenta os níveis de energia, o que pode afetar a resistência sexual.

Reduz os níveis da hormona do stress no corpo, o que nos permite focar menos nos nossos pensamentos e mais nos nossos corpos – um fator-chave tanto no desejo de interação sexual quanto na nossa capacidade de atingir o orgasmo.

ATENÇÃO:

A falta de comunicação, a vida sexual em declínio e um parceiro pouco envolvido nos cuidados dos filhos foram os principais motivos identificados num estudo feito, em 2019, no Reino Unido. Por muito desejado que um bebé seja, o nascimento de um filho coloca sempre o casal à prova. E muitas relações não resistem.

A mesma pesquisa garante que mais de seis em cada dez pais não estavam preparados para o impacto que a criança ia ter na relação e um terço dos casais assumiu ter problemas sérios nos meses seguintes ao nascimento de um filho. Citando o estudo, 30 por cento dos participantes que terminaram as relações apontaram a falta de comunicação como o principal motivo e outros 30 por cento, o declínio da vida sexual.

Leia ainda:

Coma bem e durma melhor! Estes são os alimentos para dormir melhor

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0